Consulta NF-e e CT-e

O governo federal descontinuou, no início de 2017, o serviço de emissão gratuita de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e o de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). O motivo você confere aqui.
Desde 2006, quando teve início o processo de informatização das notas fiscais, o governo federal disponibilizou seu serviço de emissão gratuita, atendendo assim, grandes e pequenas empresas de diversos setores.
Este emissor apesar de gratuito, apresenta uma operacionalidade um pouco complexa o que faz com que o processo de emissão de uma nota fiscal seja bastante demorado, já os softwares desenvolvidos por empresas privadas são mais intuitivos e fáceis de operar fazendo com que o processo de lançamento seja mais simples, muito mais rápido e esses softwares privados ainda apresentam funcionalidades adicionais.
Empresas de diversos setores da indústria, comércio e serviços aderiram a estes softwares que contam com os mesmos certificados de segurança que o emissor gratuito utiliza.
Vale lembrar que os “arquivos .xml” também são gerados neste emissor e são eles que validam o lançamento para o governo.
O serviço de Conhecimento de Transporte Eletrônico CT-e também será disponibilizado por empresas privadas. Este documento nada mais é do que a Nota Fiscal que deve acompanhar o produto em seu transporte entre o local de origem e de entrega.
Essas soluções oferecidas pelo setor privado vêm para auxiliar sua empresa ou escritório e dar mais agilidade aos processos tornando a gestão muito mais eficiente.
Os aplicativos gratuitos oferecidos pelo governo não estão mais disponíveis para download. No site oficial do SEFAZ (Empresa Desenvolvedora do Software Emissor NF-e e CT-e Gratuito) já consta o informativo sobre a descontinuidade.
Quem já tem o software instalado poderá continuar utilizando até as próximas atualizações necessárias, exigidas periodicamente pelo próprio SEFAZ, vale lembrar que isto não tem um prazo definido ainda.
É possível manter suas atividades comerciais normalmente com os novos emissores, afinal somos todos empreendedores e a adaptação às mudanças, o planejando e enxergar um futuro promissor são nossas principais característica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *